Independente de qual seja o tamanho do seu jardim, ele vai precisar de canteiros para que as plantas fiquem organizadas e os acessos onde devemos passar para aprecias as plantas, bem destacados. Para isso, organizamos 13 dicas para que os seus canteiros deixem as suas plantas e o seu jardim organizado valorizando o seu imóvel.
Dê preferência para curvas orgânicas e caminhos ondulados.
Para alcançar maior naturalidade no seu jardim, procure fazer curvas. Na natureza não são encontradas formas angulares naturais.
Percorrer caminhos ondulados faz com que a experiência do observador seja diferenciada. Caminhando lentamente o jardim se revela devagar, elevando um ar misterioso que em uma reta não seria possível criar.
Mesmo em pequenos espaços é possível criar umas curvinhas, elas fazem toda a diferença!
A não ser, é claro, que você pretenda fazer um jardim minimalista. Nesse caso, as retas são importantes, mas o objetivo do jardim não será mais representar a natureza, não é mesmo?
Procure por materiais naturais.
É mais agradável vislumbrar um jardim decorado com materiais naturais. Quanto mais natural melhor, sem acabamentos e sem pinturas. A natureza decora a sua paisagem com naturalidade. Sem falar que o uso de tintas faz mal as plantas e exagerar nas cores dos elementos, tiram totalmente o protagonismo das plantas.
Atenção na organização das plantas por tamanho.
Deixe espaço suficiente para o desenvolvimento natural das plantas.
Você não deve se apressar em querer ver o canteiro lindo e repleto de flores assim que terminar de decora-lo. É preciso lembrar que as plantas precisam de espaço para desenvolver e com plantas em excesso elas vão lutar entre si e algumas, vão acabar crescendo mais que outras. A beleza plena de um canteiro vem naturalmente através dos cuidados dedicados a eles.
Vasos também servem para fazer canteiros.
Uma ótima opção para quem gosta de mudar as plantas de posição e inovar sempre. Você também pode mesclar entre vasos e plantas no chão, mas não use muitas cores de vasos diferentes. Escolha formato e cor semelhante de maneira que fique harmonioso e não sobressaia.
O foco faz tudo ficar bonito.
O excesso de cores, formas e detalhes em uma área reduzida ou exagero nos elementos decorativos como pedras coloridas, a função de valorizar as plantas do jardim se perdem. Apenas um ponto deve ser valorizado e os outros devem se coadjuvantes.
Deixe um comentário