Em relação à distância entre conjunto de quadros, é perceptível em 2 situações: Ou os quadros estão muito distantes mais ate do que deveriam ou estão próximos demais:
Duplas de quadros na vertical e muito distantes e, além disso, o conjunto todo um pouco alto. Quando os quadros estão mais distantes do que deveriam, parece que falta uma ligação entre eles, parecem muito soltos.
A distância correta não existe, mas existe uma distância em que o grupo deixa de ser grupo.
Além das distâncias um tanto aleatórias, perceba que molduras brancas na parede branca acabam não enfatizando os quadros. É necessário que todos ou a maioria tenha algum detalhe da moldura em tom mais escuro isso valorizaria o conjunto.
Com relação à altura: É melhor que, se não houver razão para não fazer, quadros no mesmo ambiente mantenham uma relação de altura seja a mesma, seja centralizando comparado ao maior, seja colocando-os na mesma “reta” por cima ou por baixo, enfim, alguma ligação.
Em relação a salas, quando um quadro pequeno é posto em conjunto a uma mesinha lateral é importante ter cuidado, deixar longe da cortina para não ser tampado ou ficar agarrando, e longe de quadros maiores acima do sofá, para não parecerem desalinhados e estranhos.
Se você pretende colocar um quadro de frente para uma janela de onde venha muita luz, evite quadros com vidro ou use vidros antirreflexo. É importante para que não fique com reflexo.
Iluminação incorreta:
Quando um quadro está bem iluminado, a iluminação é suave, homogênea, dispersa por todo o quadro de uma forma bem equilibrada. Não há ofuscamento nem sombras sobre o quadro.
A boa iluminação é aquela que não chama a sua atenção mais do que o que ela ilumina. Pense nisso.
É necessário achar um meio-termo: molduras não devem ofuscar a arte. Mas também devem limitar e chamar a atenção, discretamente, para o que exibem.
Procure não esconder quadros, pôr em lugares que ninguém vá ver. Mostre a bela arte que você tem em casa.
A atenção para esses “detalhes” faz toda a diferença na decoração de um ambiente. Preste atenção e realmente gaste o seu tempo para encontrar a melhor forma de expor os seus quadros. Isso vai fazer muita diferença no resultado final da sua decoração!
Deixe um comentário